A Ilha Araujo de Fora se encontra nas coordenadas:

Latitude: 26º 16' 00.61" S
Longitude: 48º 39' 49.60" O (W)





Formada por 24 pequenas ilhas. a baía esta locali zada entre as cidades de São Francisco do Sul e Joinville tem mar sempre calmo. As escunas que saem do Trapiche Principal, no Centro Histórico da Cidade, fazem diversos roteiros, passando pelo Porto, pela Baía dos Golfinhos e pelas ilhas. Algumas oferecem paradas para banho e almoço na Ilha das Flores e na Vila da Glória.

A Ilha Araujo de Fora está situada na baía de Babitonga, no litoral sul brasileiro, ao norte do Estado de Santa Catarina.

São Francisco do Sul Localiza-se a uma latitude 26º14'36" Sul e a uma longitude 48º38'17" Oeste, estando a uma altitude de 9 metros. Sua população estimada em 2004 era de 36 743 habitantes. Possui uma área de 541,88 km2.

São Francisco do Sul sendo a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1504, sua ocupação remota a época dos descobrimentos. Foi fundada em 1504, mas apenas obteve autonomia municipal em 1660. Foi elevada a cidade em 1847. A sede do município está localizada no extremo norte da ilha de São Francisco do Sul, na entrada da baía de Babitonga.

Abaixo ilha de São Francisco do Sul, com a cidade do mesmo nome próxima à ponta do extremo norte (embaixo, à direita). Ao centro, a cidade de Joinville. Entre esta e a ilha, a baía de Babitonga. Foto de satélite onde aparece a ilha de São Francisco do Sul, a baía de Babitonga com suas ilhas e as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Na parte de baixo da foto, o canal do Linguado. Clique na foto para ampliar.

Esta baía está situada na foz do rio Palmital, junto a duas importantes cidades: Joinville e a ilha de São Francisco do Sul.

Na margem norte da baía está a localidade de Saí (antigamente "Sahí") que em 1842 foi palco de uma experiências sociais pioneiras no mundo - o Falanstério do Sahí - organizado pelo Dr. Benoit Jules Mure que se baseava nas doutrinas de Fourier e que contava com colonizadores francêses.

Às margens da baía, principalmente a norte, existem resquicios importantes da mata atlântica. A natureza exuberante faz desta região um reduto muito apreciado pelos turistas. Uma balsa faz a ligação da cidade de Joinville com a margem norte. Uma das localidade da margem norte é a Vila da Glória. Existem outras localidades às margens da baía.

Um dos passeios mais importantes pela baía é realizado pelo barco Príncipe de Joinville, que sai de Joinville e vai até a cidade histórica de São Francisco do Sul. Ao longo do passeio são descritas as ilhas, que podem ser observados muito de perto. O almoço é servido a bordo e os passageiros podem se refrescar na piscina existente no iate.

A baía da Babitonga (que em língua indígena quer dizer morcego) apresenta um conjunto de 24 ilhas, abaixo relacionadas:

Ilha Alvarenga
Ilha dos Araújos de Dentro
Ilha dos Araújos de Fora
Ilha dos Araújos do Meio
Ilha do Baiacú
Ilha do Chico Pedro
Ilha das Claras
Ilha do Corisco
Ilha do Ferreira
Ilha das Flores
Ilha Grande
Ilha Guaraqueçaba
Ilha Itaguaçu
Ilha dos Herdeiros
Ilha Mandigituba
Ilha do Maracujá
Ilha do Mel
Ilha da Murta
Ilha dos Negros
Ilha do Pernambuco
Ilha Queimadas
Ilha do Quiriri
Ilha Redonda
Ilha da Rita




Faça o download das cartas náuticas da Baía da Babitonga nas fotos abaixo.

*Aviso: imagens grandes, podem demorar para carregar.

Para visualizar as Tábuas de Marés, clique neste link. Atenção: uma nova janela será aberta.


Confira na imagem abaixo uma foto de satélite da Baía da Babitonga, com uma indicação de onde está localizada a Ilha do Veiga.




  Blumenau
160  
  Chapecó
655  
  Caxias do Sul
680  
  Curitiba
180  
  Dionísio Cerqueira
800  
  Erechim
625  
  Florianópolis
215  
  Francisco Beltrão
760  
  Foz do Iguaçú
855  
  Itajaí
116  
  Joaçaba
400  
  Joinville
40  
  Londrina
680  
  Novo Hamburgo
650  
  Passo Fundo
700  
  Porto Alegre
690  
  Ponta Grossa
295  
  São Bento do Sul
117  
  São Paulo
580  
  Uruguaiana
1000  
  Vacaria
530  
  Assunción
1485  
  Buenos Aires
1755  
  Montevidéo
1575  


Um fim de semana em São Francisco do Sul é indescritível. Mar,veleiros, mais de 30 praias, mergulho, mais de 30 ilhas, pesca, vento, sol, mata Atlântica, montanhas oxigênio,camarão, tainha,gente bonita, lua cheia, noites com céu estrelado, cachoeiras, passeios de escuna, natureza...E voce no meio disso tudo....vivendo como um rei.

Para chegar na ilha pode-se vir de iate , por Joinville, Paraná ,Rio Grande do Sul., Rio de Janeiro, São Paulo...enfim pelo mar , entra-se na Baia de Babitonga ...., podendo chegar de qualquer lugar do mundo.....é só vir.....e curtir as lindas paisagens.

Para quem vem de ônibus,vans e ou  automóveis, será fácil estacionar no pátio do Mercado Municipal, na rua Babitonga, Centro Histórico. Estacionamento gratuito, fica ao lado do ancoradouro principal, onde os barcos,escunas e iates atracam. Para ir a Ilha do Araujo de Fora, pode-se alugar um barco ou escuna( capacidade para 70 pessoas).

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
(47) 472-0253 / (47) 472-2203 / (47) 9984-1418