Conheça mais um pouco sobre as peculiaridades da ilha, curiosidades e destaques ricamente ilustrados com fotos e informações.



Golfinhos da Baía da Babitonga

Um dos passeios imperdíveis faz-se com um barco (duração aprox de 2 a 3 horas) pela Baía de Babitonga, apresentando o conjunto de 24 ilhas que compõem a Baía, com um visual muito bonito e com muita sorte acompanhados pelo golfinhos que habitam a Baía.
Antiga Estação Ferroviária de SF do Sul

A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foz do Iguaçú.
Travessia do Linguado

A evolução da cidade exigia uma melhoria no meio de ligação entra a Ilha de São Francisco e o continente, uma vez que a ponte rotativa do Canal do Linguado apresentava problemas na  estrutura. Após vários estudos, os diretores da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande mandaram aterrar o canal, iniciando-se as obras em abril de 1934. Cerca de 400 homens trabalharam durante os 18 meses de aterramento do Canal do Linguado, concluído finalmente em 21 de Outubro de 1935. Juntamente com o aterramento do canal, teve início a construção da rodovia São Francisco-Joinville. Foram empregados 58.895 metros cúbicos de pedras britadas, extraídos do Morro do Linguado através de força muscular de centenas de trabalhadores e dos 6.005 quilos de dinamites explodidas no decorrer da construção do aterro.

Fotos Aéreas de São Francisco de Sul

O acesso à ilha de São Francisco do Sul pode ser feito de duas formas:

» Por Joinville
(acesso pelo Km 33 da BR 101), através de dois ferry-boats: um até a Villa da Glória (um bairro da cidade de São Francisco que fica no continente) e outro até São Francisco do Sul. Este trajeto é mais indicado se você quiser ficar nos hotéis e pousadas da Villa;

»
Ou então pela ponte do canal do Linguado
, no trevo de Jaraguá do Sul pela BR 101, que chega direto à ilha.

São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
(47) 472-0253 / (47) 472-2203 / (47) 9984-1418